Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Diretor da Amatra IX fala sobre ética aos juízes-alunos da Enamat

    O diretor Administrativo da Amatra IX e diretor de ensino e cultura da Anamatra, Fabrício Nicolau dos Santos Nogueira, participou nesta quinta-feira (15/10) como painelista do curso de 8º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

    O magistrado integrou o painel com o tema “A relação profissional entre os operadores jurídicos na Justiça do Trabalho”, coordenado pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) José Simpliciano, do qual também participaram o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e o subprocurador-geral do Trabalho Edson Braz da Silva. O presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, também esteve presente à ocasião.

    Em sua intervenção, Fabrício Nogueira relatou um pouco de sua experiência na magistratura na 9ª Região e ressaltou a importância do trabalho da Enamat para a formação inicial dos magistrados. “Os desafios do início de uma carreira não são poucos”, disse ao lembrar a necessidade de tranquilidade e serenidade dos magistrados, em especial, nas salas de audiência.

    O dirigente também falou sobre as relações entre os operadores jurídicos na Justiça do Trabalho. “A humildade é uma qualidade que todo magistrado deve ter, o que não pode ser confundido com subserviência”, explicou Fabrício Nogueira, conclamando os magistrados a tentarem resolver, com sensibilidade, os dilemas éticos que carreira vão oferecer. “Precisamos ver o homem que está por detrás do conflito. O juiz deve ouvir os seus interlocutores. O arrogante é surdo”, disse.

    O magistrado destacou ainda a necessidade de novos conhecimentos por parte dos magistrados, principalmente após a Emenda Constitucional nº 45, que conferiu novas competências à Justiça do Trabalho. "O juiz atual precisa ser ágil, moderno e pró-ativo. E é isso que esperamos de todos vocês”, orientou.

    Movimento associativo

    No dia 19 de outubro, o presidente da Anamatra estará na Enamat para falar sobre o movimento associativo na magistratura. Os novos juízes visitarão a sede da Anamatra no dia 21 de outubro. Os ministros do TST também foram convidados.

    Participam do curso da Enamat 13 novos juízes substitutos da 9ª Região empossados no dia 25 de setembro, além de juízes-alunos de outras oito regiões da Justiça do Trabalho: 3ª (MG), 4ª (RS), 5ª (BA), 8ª (AP/PA), 10ª (DF/TO), 15ª (Campinas/SP), 16ª (MA) e 23ª (MT).

    (Com informações e fotos da Anamatra)

    • Publicações439
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretor-da-amatra-ix-fala-sobre-etica-aos-juizes-alunos-da-enamat/1972120

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)